quinta-feira, 28 de junho de 2012

6ª Postagem em blog Disciplina: Biologia (II post) Professor: Paulo Prates Jr. (http://bioppratesjr.blogspot.com.br/)


                                      
                                             PEGADA ECOLÓGICA





 O nosso planeta esta cada vez mais dependente de cuidados, somos responsáveis pelo lugar onde vivemos, assim como cuidamos de nossa casa, temos o dever de nos conscientizar e começar uma evolução no nosso padrão de vida e começar a pensar adiante, no futuro do nosso planeta e em como podemos ter hábitos sustentáveis, por exemplo:
- Explorar os recursos vegetais de florestas e matas de forma controlada, garantindo o replantio sempre que necessário.
- Preservar as áreas verdes não destinadas a exploração econômica.
- Ações que visem o incentivo a produção e consumo de alimentos orgânicos, pois estes não agridem a natureza além de serem benéficos a saúde dos seres humanos.
- Uso de fontes de energia limpas e renováveis (eólica, geotérmica e hidráulica) para diminuir o consumo de combustíveis fósseis. Estão ação preserva as reservas de recursos minerais e visa diminuir a poluição de ar.
- Criar atitudes pessoais e empresariais voltadas para a reciclagem. Esta ação além de gerar renda e diminuir a quantidade de lixo no solo, possibilita a diminuição da retirada de recursos minerais do solo.
- Consumir controladamente a água, evitando ao máximo o desperdício.

  A minha pegada ecológica, mostrou através de dados que se todos vivessem da maneira que eu vivo, seria necessário uma capacidade de regeneração de 1.3 planetas por ano, é um número alto, porém a média da biocapacidade mundial é 1,8 hectares globais por pessoa.  De acordo com minha pegada, há grande taxa de alimentos, dizendo que poderia substituir algum alimento como o excesso de consumo de carne que gera grande abalo nas regiões de pastagens, e nas áreas cultivadas.  Também mostra que devo diminuir gastos desnecessários de energia evitando ao máximo o desperdício e utilizar fontes de energias sustentáveis.                                                         
  As pessoas se negam a contribuir com a Pegada Ecológica por pensamentos incorretos como muitos dizem ao jogar o lixo no chão “ garantir o emprego do gari” e também se negam a ajudar diminuindo o gasto desnecessário de água e energia pois só uma pessoa contribuindo para um planeta melhor é irrelevante, se todos pensarem assim o planeta nunca vai embarcar numa luta contra o tempo para parar com as agressões ao planeta e começar uma revolução conjunta onde todos contribuem para melhoria do nosso planeta pensando nas  próximas gerações.
  A mídia é muito influente, as pessoas moldam seu jeito de viver através da mídia, fazem tudo para estarem nos padrões da moda, mas quando o assunto é ecologia, meios sustentáveis o assunto passa quase despercebido como se fosse um problema distante, como se fosse em outro planeta. Essas ações nos faz pensar que só após acontecer um grande fenômeno natural, que tire o conforto das pessoas e elas possam ver com os próprios olhos o estrago que fazem, vão pensar e agir, mas talvez seja tarde demais.
  A pegada ecológica nos faz refletir sobre o meio que vivemos, se estamos fazendo corretamente nosso papel no planeta. E que se uma cabeça abrir para essa ideia de contribuir, muitas outras também irão. Pessoas saem pelas ruas gritando o nome do seu time de coração para todo mundo saber como ele é fanático, e se em vez disso, saíssem espalhando ideias sobre ecologia, além de contribuirmos em nossa vida, outro dever é divulgar, influenciar amigos, parentes e colegas a aderir um meio de vida ecológico. Pintores, músicos, atores, já estão engajados nessa causa espalhando essa ideia através da arte.
 Viver uma vida sustentável não precisa de muito esforço e obtém-se ótimos resultados, garante os recursos naturais necessário para as próximas gerações, possibilitando a manutenção dos recursos naturais e garantindo uma boa qualidade de vida para sua família e para as futuras gerações. Cabe a cada um construir a pegada que quer deixar no mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário